FUNDAMENTOS DO SYNCHRONUS
Synchronus é a junção de duas palavras de origem grega. Sendo a primeira, Sync, é a contração da palavara sincronismo, do grego Synkhronizein, que significa fazer/acontecer ao mesmo tempo. Já a segunda, Chronus, do grego Kronos, a personificação do tempo.
Este framework tem como pilar a melhor utilização do tempo e interação entre os processos na gestão de projetos, adotando conceitos de Lean para promover fluídez e foco no que realmente agrega valor ao cliente.
Cada metodologia foi criada para um tipo de projeto ou operação: o modelo cascata foi concebido para projetos grandes e complexos; o ágil, para projetos de software com escopo aberto; e o Lean, para processos produtivos. No entanto, projetos que não se enquadram nesses cenários muitas vezes enfrentam dificuldades ao tentar adotar uma dessas abordagens.
O Synchronus foi idealizado como uma metodologia híbrida, combinando ferramentas ágeis, conceitos do Lean e alguns controles do modelo cascata. Essa abordagem visa atender projetos de média e baixa complexidade, sejam eles de software, hardware ou outras áreas.
O Synchronus Standard contempla 3 fluxos principais:
A versão Advanced* inclui outros 3: Fluxo de Produto, Custos e Qualidade de Projetos.
É responsável por identificar e mapear os valores do cliente. Além disso, promove a coleta feedback e ajuste de valores e produto sempre quem um desalinhamento é encontrado.
É responsável por fazer a informação de prazos fluir das tarefas individuais até a visão executiva dos projetos. Com isso, se ganha previsibilidade das entregas, possibilitando ajustes assim que um desvio é detectado.
Vai garantir que os processos criados com bases no fluxos de valores e entregas vão continuar sendo evoluidos ao longo do tempo. Além disso, visa elevar o sentimento de pertencimento de todos nos processos implantados.
* Versão Advanced será lançada em breve.